Viver de bolsa é simples.



Temos dois grandes problemas de todo mundo que tenta ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, um interno e o outro externo.

O problema interno é que temos medo. Medo de perder dinheiro e esse medo se divide em dois, medo de perder o que temos e medo de devolver o que já conseguimos.

Todos esses medos nos consomem intensamente. Ouço diariamente: Cris, eu queria ser calmo como você. Não existe ninguém calmo no mercado. A pessoa mais calma e tranquila fica enfurecida diante das frustrações cotidianas que o mercado nos traz.

O nosso medo de perder nos faz querer aumentar muito nossa taxa de acerto, relativizando regras para nosso conforto psicológico. O resultado disso é sempre querermos alvos curtos, stops longos, raros ou até inexistentes.

Tentamos ao máximo garantir o êxito de cada trade em si e não paramos para olhar o sucesso da empreitada como um todo.

Tenho certeza que você, independentemente se é iniciante, intermediário ou avançado, já teve uma baita ideia que seria impossível falhar.

O impossível se mostrou provável. Na teoria era tudo muito simples, suportar grandes perdas que se tornariam lucro se você esperasse. De repente o dinheiro acabou ou você percebeu que estava errado quando perdeu muito mais do que suportava.

Esse processo é muito comum, todos passamos por isso, e eu diria que é impossível você ganhar a consistência sem ter essa epifania. Não adianta ler, estudar, ouvir os professores, você só vai aprender quando sentir na pele.

Nesse ponto temos 2 reações esperadas. A pessoa pode entender que errou, que precisa replanejar sua carreira, aprender novas formas de operar, seja aprimorando técnica, seja aprimorando gestão de risco.

A segunda e infelizmente mais comum, é revoltar-se contra o mercado, dizer que é impossível ganhar dinheiro na bolsa, que é um cassino e coisa e tal.

A verdade é que dá para ganhar dinheiro no mercado, a pessoa que não soube. A conta é simples. Suponhamos que ela tenha perdido 10 mil reais. Se todas as operações dela, ela tivesse mandado a ordem inversa, ou seja, comprado onde vendeu e vendido onde comprou, ela teria 10 mil reais ou algo em torno disso.

Veja que a pessoa que diz que é impossível ganhar, só precisa fazer o oposto para ser impossível perder.

Portando, chegamos à conclusão que o medo de perder nos deixa com medo de ganhar, o medo de perder é exatamente o que nos faz perder.

O que faltou pra essa pessoa? Calma para entender como o mercado é simples.

O problema externo é a grande indústria oportunista que gira em torno disso. Aproveitam-se do seu medo. Dia após dia, vejo pessoas oferecendo técnicas que te dão pouco lucro muitas vezes e muito prejuízo poucas vezes e faz a pessoa quebrar a conta.

Veja, na maior parte do tempo você ganha, mas quando perde o prejuízo é muito maior do que o lucro.

Por quê eles fazem isso até hoje? Porque eles falam o que você quer ouvir. Dinheiro fácil, alta taxa de acerto e soluções rápidas é tudo o que você quer ouvir.

A solução é simples, perder pouco e ganhar muito. Cotidianamente pessoas me dizem com um pesar imenso: estou negativo hoje, e eu respondo: Que fantástico. Siga assim, pouco negativo para poder ficar muito positivo.


Buscando pequenos ganhos conseguimos grandes prejuízos, buscando pequenos prejuízos conseguimos grandes ganhos.

A bolsa de valores é viciante porque proporciona fortes emoções. Contudo, esse não pode ser o objetivo de sua vinda para o mercado. Para ser profissional é preciso um grande auto controle e tentar, ao máximo, tirar a emoção dos seus trades, porque as emoções só atrapalham.

Deve-se revisitar todos os conceitos que diminuem a sua possibilidade de ganhar no mercado.

Não existe milagre nem solução rápida. Aprenda a perder, aceite a perda e aplique a técnica que você gosta.

Pare de acreditar que existe a técnica certa, a técnica salvadora. Ganhar é simples, basta você seguir os 4 pilares da consistência. Stop curto, alvo longo, preço médio apenas a favor e não operar esticado.

Dos 4 pilares o único que diz respeito à técnica é não operar esticado. Portando, se sua técnica prevê uma compra depois de descansar, uma venda depois de respirar, uma venda depois de forte alta ou uma compra depois de forte baixa, tudo isso sistematicamente estudado, basta usar os outros 3 pilares que o caminho está traçado.

Não existe saída rápida e nem fácil, mas saída simples existe.

A reposta é Disciplina.

Disciplina Hoje.